quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A dica de hoje é uma almofada de fuxicão muito simples e decorativa que achei num vídeo da internet.
Tal vez você não saiba o que é fuxico em artesanato, mas muito provavelmente o outro significado da palavra lhe seja familiar. Pois é essa justamente a origem do nome do nosso fuxicão.
O nome “fuxico” provém de um costume que as mulheres do interior do nordeste do Brasil tinham de se reunirem para costurar. O momento era aproveitado para fazer fofocas, intrigas, enfim... fuxicos.
Os fuxicos são retalhos de panos, dobrados e costurados em formato de flor. A técnica existe há mais de 150 anos e, hoje em dia, é um sucesso em todo o mundo.
Faça você também o seu!
Materiais:
Círculo de tecido liso ou estampado de 90 cm de diâmetro
Retângulo de tecido estampado de 75x15 cm
2 círculos de tecido verde de 20 cm de diâmetro
Agulha
Linha nº 10
Tesoura
Enchimento para almofadas
Passo-a-passo:
Coloque a linha nº 10 na agulha e comece a alinhavar o tecido de 90 cm de diâmetro. Faça-o com pontos largos para não ficar franzido demais. O resultado será uma espécie de fuxico, que ficará aberto.
Ponha o enchimento para almofadas dentro do fuxicão. Dobre as pontas do enchimento se ele for quadrado.
Puxe a linha até fechar o fuxicão e arremate.
Para fazer a flor, use o tecido estampado. Dobre-o pela metade e feche seu comprimento à mão ou à máquina. À continuação, faça um alinhavo embaixo, sobre a costura. Procure que ele seja largo para não franzir muito o tecido. Arremate.
Dobre a ponta que você arrematou junto com sua oposta e arremate novamente. Segure e faça o tecido rodar pelo seu dedo para ir dando formato à rosa.
Quando a flor estiver formada, vire a ponta. Se quiser deixá-la presa, você poderá fazer um ponto embaixo. Faça um fechamento na parte inferior para que a rosa não se solte.
Para fazer as folhas, utilize o tecido verde de 20 cm de diâmetro. Dobre-o ao meio, formando um semicírculo e volte a dobrar esse semicírculo. Faça um alinhavo. Puxe, coloque no lado da rosa onde você vai deixá-la e arremate.
Faça outra folha igual.
Para costurar a flor sobre a almofada, ligue o tecido do fuxicão na folha e na linha para que não apareça nem a linha nem a abertura. A flor também pode ser colada com cola quente.

  • almofada-de-fuxicao-3
  • almofada-de-fuxicao-4
  • almofada-de-fuxicao-6
  • almofada-de-fuxicao-7
  • almofada-de-fuxicao-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário